quarta-feira, 15 de julho de 2009

Falta de Civilidade

Estamos sofremos de um mal na atualidade: a incivilidade. A toda hora, somos obrigados a testemunhar cenas de grosseria entre as pessoas, de falta de respeito pelo espaço que usamos e de absoluta carência de cortesia nas relações interpessoais. Os adultos perderam a vergonha de ofender publicamente e em alto e bom som, por quaisquer razões. Parece mesmo que nossa vida segue um lema: cada um por si e, ao mesmo tempo, contra todos.
A cada dia tenho mais raiva de andar de ônibus, e não pensem que é por causa da superlotação ou coisa assim, não gosto por causa a incivilidade.
Algum dias atrás, sai mais cedo do serviço para ir ao dentista, o trajeto é aproximadamente 20min. de ônibus.....muito bem, entrei no ônibus praticamente vazio, durante o percurso o ônibus foi enchendo ficando assim com todos os assentos ocupados, em determinado ponto entrou um rapaz com Sindrome de Down e sua mãe que já era idosa, o rapaz passou pela roleta e começou a vasculhar com o olhar procurando um assento, como não encontrou encostou na lateral do ônibus e lá ficou, eu fiquei observando o rapaz e imaginei que alguem que estivesse ocupando um lugar que estava demarcado para deficientes fosse levantar e oferecer o assento.....nada, ninguem se mexeu do seu confortavel lugar, eu estava sentada em um banco que não era para deficientes olhei para o rapaz e perguntei se ele queria sentar, ele balançou a cabeça sorriu e disse que sim. Ele se acomodou no assento e a mãe dele me agradeceu eu fiquei ao lado dela em pé, olhei para as pessoas que estavam sentadas e cada uma com sua cara de paisagem como quem diz (não é comigo). Agora a pergunta que não quer calar.
Cadê o respeito ao próximo?
Estamos vivendo na era da incivilidade e a tendência é piorar cada vez mais. Afinal somos espelhos para os nossos filhos, estamos sendo observados em todas as ações que praticamos e a tendência das crianças é seguir os exemplos dos pais, se os pais são pessoas mal educadas então futuramente teremos uma geração de pessoas grosseiras sem respeito ao próximo.