quarta-feira, 15 de julho de 2009

Falta de Civilidade

Estamos sofremos de um mal na atualidade: a incivilidade. A toda hora, somos obrigados a testemunhar cenas de grosseria entre as pessoas, de falta de respeito pelo espaço que usamos e de absoluta carência de cortesia nas relações interpessoais. Os adultos perderam a vergonha de ofender publicamente e em alto e bom som, por quaisquer razões. Parece mesmo que nossa vida segue um lema: cada um por si e, ao mesmo tempo, contra todos.
A cada dia tenho mais raiva de andar de ônibus, e não pensem que é por causa da superlotação ou coisa assim, não gosto por causa a incivilidade.
Algum dias atrás, sai mais cedo do serviço para ir ao dentista, o trajeto é aproximadamente 20min. de ônibus.....muito bem, entrei no ônibus praticamente vazio, durante o percurso o ônibus foi enchendo ficando assim com todos os assentos ocupados, em determinado ponto entrou um rapaz com Sindrome de Down e sua mãe que já era idosa, o rapaz passou pela roleta e começou a vasculhar com o olhar procurando um assento, como não encontrou encostou na lateral do ônibus e lá ficou, eu fiquei observando o rapaz e imaginei que alguem que estivesse ocupando um lugar que estava demarcado para deficientes fosse levantar e oferecer o assento.....nada, ninguem se mexeu do seu confortavel lugar, eu estava sentada em um banco que não era para deficientes olhei para o rapaz e perguntei se ele queria sentar, ele balançou a cabeça sorriu e disse que sim. Ele se acomodou no assento e a mãe dele me agradeceu eu fiquei ao lado dela em pé, olhei para as pessoas que estavam sentadas e cada uma com sua cara de paisagem como quem diz (não é comigo). Agora a pergunta que não quer calar.
Cadê o respeito ao próximo?
Estamos vivendo na era da incivilidade e a tendência é piorar cada vez mais. Afinal somos espelhos para os nossos filhos, estamos sendo observados em todas as ações que praticamos e a tendência das crianças é seguir os exemplos dos pais, se os pais são pessoas mal educadas então futuramente teremos uma geração de pessoas grosseiras sem respeito ao próximo.

2 comentários:

Hilda disse...

Nossa, Na! Isso eh uma coisa que me deixa irritadissima!!! Cada barbaridade que vejo por aqui tb. Alem de muita gente sem nocao que nao esta nem ai se esta incomodando ou nao o espaco alheio. Tem cada folgado que coloca os pes no assento do trem/metro, mesmo se o trem esta lotado ou com bolsa/mala ocupando assento e nem se liga, so tira se alguem pedir. UO! rs
Bjs

Thica disse...

Ná, concordo plenamente com seu post. Onde é que está a educação, a gentileza e outras coisinhas básicas que aprendemos quando crianças? Será que só nós aprendemos e as outras pessoas do ônibus nem sabem o que é? Pôxa, é cada coisa...

Beijinho.