quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Dia do Professor!

Tem alguns professores que a gente nunca esquece, lembro quando eu estudava o carinho que sentia por eles, e o respeito também (e não faz tanto tempo assim), mas a cada ano que se passa, tenho a impressão que a humanidade caminha cada vez mais para a degradação (podem acreditar, não estou sendo dramática), começando nas escolas. Hoje um professor tem medo de corrigir um aluno (medo de ser agredido por esse aluno ou pelos pais desse aluno), o que vejo de casos em que os pais não admitem que o professor repreenda o seu filho e agridem o professor, ou o próprio aluno quando é advertido parte para agressão. Eu acho que um professor tem que ter muito amor pela profissão para seguir adiante com todos os obstáculos que tem pela frente. Falei de agressão que é o que ocorre nas grandes cidades, mas tem também aqueles professores de zonas rurais, que nem uma sala de aula tem, ensinam em tendas improvisadas, andam quilometros para chegar ao destino e poder ensinar e o que ganham mal dá para se manter. Se isso não for amor, Oque é?

Sou mãe e confio plenamente no julgamento do professor sobre meus filhos, afinal meus filhos passam praticamente metade de seus dias na escola, na presença dos professores. E são esses mesmos professores que estão me ajudando na educação e na formação do caráter dos meus filhos.


MENSAGEM AO DIA DO PROFESSOR

Eu me lembro de você PROFESSOR, eu me lembro e muito.
A sua paciência, o seu amor multiplicado por quarenta, na doação sem limites e sem restrições.
Mas eu não via, não sentia essas malhas de carinho que me envolviam, que me tocavam e se transformavam em luz.
Eu recebia, mas não reconhecia. Você plantou uma semente dentro de mim, que agora eu sinto, e que germinou, cresceu, virou botão e floresceu.
Mas só agora, quando a distância de você se conta em anos de vida, eu parei para pensar, e a sua figura cresceu dentro de mim. Parece até que eu voltei a ouvir a sua voz e sentir a sua presença em tudo que fiz, em tudo que vivi.
Você foi o responsável das minhas ações, das minhas determinações. Foi sua voz que me levantou nas horas difíceis, que me deu novas forcas, que mostrou que cada dia é uma nova renovação.

Obrigada!



6 comentários:

Hilda disse...

Nossa... acho que os professores, depois dos pais, sao as pessoas as mais importantes na educacao e formacao de carater de uma crianca.
bjs

(CARLOS - MENINO BEIJA - FLOR) disse...

Oi,Ná. Que bom foi ao meu blog.Volte sempre,tá?É um prazer.Também serei seguidor desse seu blog aconchegante.beijos
Há umas semanas, se nã me engano no sul do Brasil, um aluno pichou uma escola que os próprios pais de alunos haviam se reunido dando dinheiro para pintar a escola. A professora, como castigo, fez com que ele limpasse e pintasse de novo. Um dos amigos filomou com celular. Aí foi um Deus nos acuda. os pais revoltados queriam processar a professora,segundo eles por excesso e esposição do filho ao ridículo.Mas para minha grata surpresa, os outros pais se manifestaram favoráveis à professora e foram pra frente da escola dar seu apoio.Achei bacana isso. Antigamente pais e professores eram mais próximos, mais ligados. So ude um tempo emque os professores eram mais respeitados. Eu amava todos(as). Parabéns pelo dia.

Emília Pinto disse...

Olá Ná. Claro que vim logo espreitar o seu blog e pode ter certeza que o visitarei senpre. Deu-me a ideia de que é brasileira, é? Eu vivi 14 anos no Brasil, em Guaratinguetá, os meus filhos são brasileiros e agora moramos em Portugal; tenho muitas ligações ao Brasil, pois os meus pais e irmão continuam lá. Hoje tocou num assunto que adoro; a educação, embora nõ seja professora. A situação chegou a tal ponto que os professores andam desmotivados; tiraram-lhes a autoridade perante o aluno e é ele praticamente quem manda. Os nossos governantes estão aos poucos corrigindo esse erro e já se começa a ver o professor a ter alguma autoridade. Eu também tenho professores que me marcaram pela positiva; há uma, a da 4ª série que mora agora na mesma cidade que eu, quase todos os dias nos cruzamos na rua e somos amigas. Teve uma boa influência em mim esta senhora. Sabe qual o maior problema, Ná? Hoje não sabem ser pais; os meninos mandam neles e em todas as suas acções e depois, claro, são crianças sem limites e sem valores; aqui em Portugal está muito difícil ser professor! Só por muita paixão. Um beijinho e até breve, pois voltare, sem dúvida.
Emília

Janaina Sabrina disse...

Oiiiiii super obrigada pelos elogios amada....volte sempre viu ? será mt bem vinda
Bjokas

Dona Cris Oliveira disse...

Natalia, obrigado pela visita e pelos comentarios...é um prazer quando a gente depara com pessoas novas no blog!!

Um abraço pra vc.
Já to te seguindo!!

Dani dutch disse...

OI Ná, tudo bem..
Cada dia que passa, as coisas v§ao ficando mais e mais díficeis, parece que o ser humano, esqueceu o significado da palavra respeito.
bjuss