terça-feira, 2 de março de 2010

E o futuro? A quem pertence?

São muitos os problemas que estão presentes na educação brasileira, especialmente na educação pública. São diversos os fatores que proporcionam resultados negativos, um exemplo disso são as crianças que se encontram no 6ºano do ensino fundamental e não dominam habilidade de ler e escrever, ou pior ainda, os pequenos que saem das EMEI com 06 anos, para a primeira série sem nem mesmo saber escrever o nome.
Porque as EMEI não alfabetizam mais, e aquele Pré que faziamos nessa idade, (que eu fiz e fui alfabetizada), sumiu, desapareceu do mapa, e agora chama-se 03º estágio.


Esse fato é resultado direto do que acontece na estrutura educacional brasileira, pois praticamente todos os que atuam na educação recebem baixos salários, professores frustrados que não exercem com profissionalismo ou também esbarram nas dificuldades diárias da realidade escolar, além dos pais que não participam na educação dos filhos, entre muitos outros agravantes.
E alguém me explica esse plano educacional, porque eu não entendi, brincar, somente brincar e não alfabetizar?

As avaliações implantadas pelo governo para avaliar a educação brasileira apresentam números desanimadores, isso se tornou uma situação insustentável que não pode continuar.

Todo mundo já ouviu dizer que “nada do que você aprende na escola vai ser usado depois”. Isso é praticamente um consenso. Todo adulto fala isso, então por que raios ninguém faz nada para mudar? Ao invés disso, ficam fazendo mudanças de nomenclatura, como se chamar o colegial de ensino médio fosse tornar o brasileiro academicamente mais culto.

Pois bem, sou cética com relação às políticas educacionais do Brasil e francamente, após um esforço tremendo não consegui propor alternativas para o problema, ou seja, salve-se quem puder…

***Desabafo, porque fui há uma reunião de pais e mestres e voltei revoltada, com o que escutei.

Pronto, F-A-L-E-I aqui e falei lá também, afinal devemos fazer parte da educação de nossos filhos e expressar nossas opiniões.


24 comentários:

Pelos caminhos da vida. disse...

Acho que vc fez o certo, concordo com seu post.

Obrigada pela sua visita Ná, espero que volte mais vezes.

beijooo.

Parceiro e Amigos do Blog disse...

NOSSA MINHA QUERIDA E PRA FICAR REVOLTADA MESMO CONCORDO COM VC
BJS
TEM UM SELO PARA VC
http://selosmeme.blogspot.com/2010/03/magia-da-vida_02.html

Parceiro e Amigos do Blog disse...

Desculpe eu errei ,corrigindo minha amiga
http://selosmeme.blogspot.com/2010/03/magia-da-vida_02.html

@PriscilaMess disse...

E nao eh p ficar revoltada? tem toda razao.
Adorei seu blog, boa semana.

chica disse...

Tens toda razão.Vemos barbaridades por aí!beijos,chica

Anônimo disse...

Tá uma vergonha mesmo!

(CARLOS - MENINO BEIJA - FLOR) disse...

Educação.Eterno problema brasileiro. Saúde também. Sobre o amor... calma,Ná.Calmaaaa. Um dia o amor vem.beijos. Beijkos

Dona Cris Oliveira disse...

OI Ná...você esta expressando a opinião da maioria dos pais. Infelizmente nas escolas públicas temos que "aceitar" o que o governo decide e pronto, nada do que venhamos a falar pode mudar os "projetos" governamentais referente a educação dos nossos filhos.
Percebo que em algumas escolas particulares, há alternativas para a educação da criança, desde os 5 anos...eles começam a aprender sobre questões que vão usar sim quando crescerem...educação, economia, senso moral, etc.

Talves as mudanças não sejam feitas nas escolas publicas porque é mais simples "lidar" com um povo que não sabe pensar por si...e segue aquilo que é imposto como certo.

Complicado né?

Muito bom o post...faz a gente pensar, rsssss

Beijo.

Pelos caminhos da vida. disse...

M de Mulher!

Seus Malabarismos Mágicos Manipulam Marionetes.
Meninas, Mães, Madres, Marquesas e Ministras.
Madalenas ou Marias.

Marinas ou Madonas.
Elas são Manhãs e Madrugadas.
Mártires e Massacradas.
Mas sempre Maravilhosas, essas Moças Melindrosas.
Mergulham em Mares e Madrepérolas, em Margaridas e Miosótis.
E são Marinheiras e Magníficas.
Mimam Mascotes.
Multiplicam Memórias e Milhares de Momentos.
Marcam suas Mudanças.
Momentâneas ou Milenares, Mudas ou Murmurantes,
Multicoloridas ou Monocromáticas, Megalomaníacas ou Modestas,
Musculosas, Maliciosas, Maquiadoras, Maquinistas,
Manicures, Maiores, Menores, Madrastas,
Madrinhas, Manhosas, Maduras, Molecas,
Melodiosas, Modernas, Magrinhas.
São Músicas, Misturas, Mármore e Minério.
Merecem Mundos e não Migalhas.
Merecem Medalhas.
São Monumentos em Movimento, esses Milhões de Mulheres Maiúsculas.

(texto tirado da nte).

FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER.

beijooo.

Anônimo disse...

Nossa Ná...
Que coisa hein?
Acho que aqui na minha cidade, é diferente, ou a escola é diferente.
Meu filho ano passado, se formou no Jardim II, e já sabe ler... hj ele faz 1º ano,pois a alfabetização não existe mais,então,como eles se formam no jardimII, o correto é aprender a ler no mesmo. bjusssss

Maria Bonfá disse...

oi Ná, é para ficar revoltada mesmo.. afinal queremos nossos filhos bem educados e muitas vezes pagamos para nossos filhos ficarem brincando na escola.. está tudo errado mesmo..algo precisa ser feito..beijão

Elaine Barnes disse...

Vim agradecer a visita tão carinhosa e me desculpar pela demora. Realmente a educação precisa muito mais do que mudar a nomenclatura. precisa de professores bem formados com vocação e bons salários. Do jeito que vai os futuros professores também serão apenas uma nomenclatura. Montão de bjs e abraços de alegria por te conhecer. "Êita cantinho bão!"

HK disse...

Saudades de vc.... qto tempo!!!
bjs

chica disse...

Vim deixar um beijo especial e desejar que teu dia seja lindo!chica

Anônimo disse...

Mulher
SER que dá conta,
que vai além da conta,
que multiplica,
divide, soma e subtrai, sem perder a conta,
sem se dar conta, de que esse século foi seu parto,
na direção de seu espaço,
de seu lugar de direito e de fato,
de seu mundo que lhe foi usurpado e que agora é por ela ocupado.

Parabéns!!

Phivos Nicolaides disse...

Olá amiga, obrigado pelo comentário no meu Blog, amei muito. Seu blog é lindo. AQUI!!
Thank you so much for your kind visit to my blog. I have became Follower of your beautiful blog. Bjs to Brazil I LOVE your country. Felipe

comunicadoras disse...

Falou e fez muito bem, Ná! Aqui também anda a mania que criança deve ser poupada, tudo tem que ser lúdico, não se deve mandar trabalho de casa; professor não pode repeender um menino; qualquer coisinha lá vai a criança para o psicólogo. Fico pasmada e sempre digo" coitadinhas...as crianças de hoje andam todas com problemas pasicológicos...) Estão a fazer com que as crianças não cresçam e que pensem que a vida é uma brincadeira; os meus filhos foram alfabetizados no pré ainda aí no Brasil e so lhes fez bem.Enfim...pensam que estão a poupar as crianças e estão a tratá-las como atrasadas mentais, que me desculpem as pessoas que o são, pois tenho muito repeito por quem tem algum tipo de deficiência. O ensino cá também está com umas modernices que arrepiam e os alunos estão cada vez a saber menos.Dia 13 já vou para Guaratinguetá e vou ver se dou um pulinho a S. paulo visitar a Rosário do Presente do Presente. De qualquer modo, virei aqui ao seu cantinho sempre que puder. Um beijinho, Ná, hoje muito especial pelo dia da mulher. Que seja muito feliz hoje e sempre.Obrigada pela visita ao Começar de Novo e à linda homenagem; já respondemos. Até breve!
Emília

Renata de Aragão Lopes disse...

É compreensível seu desabafo!
Também fico indignada com o fato
de os professores serem tão mal remunerados.
A profissão acaba por atrair
ou os extremamente vocacionados (raros),
ou aqueles sem nenhuma outra perspectiva.

Um abraço,
doce de lira

Thica disse...

Menina, mas você é rápida mesmo! heheh
só queria te pedir uma coisinha... modifiquei o texto porque achei que colocar endereço nos expõe demais. Deleta aquele comentário e faz outro, please! Boa sorte no sorteio!

Beijinhos.

comunicadoras disse...

Ná, gostaria muito de a avisar, mas para isso teria que ter o seu celular, porque quando eu puder ir, terei que ligar de Guará para duas amigas que aí tenho, mais para a Tania do blog de tudo fica um pouco e, quando todas puderem, marco o dia e o local de encontro; a amiga que me vai levar à Rosário trabalha em moema, muma cantina Italiana Bellosguardo. Vou-me encontrar com ela e ela é que me leva ao Bendizer. Gostaria de te encontrar mas para isso precisaria de ter o seu celular para, resolver o melhor dia e local de encontro. Vou-lhe deixar o meu mail e se quiser, agradecia que me mandasse o seu contacto; seria muito bom encontrar três blogueiras no mesmo dia, não? Bom..o meu mail é micostapinto@quintadojudeu.com mas não se esqueça, Sábado de manhã estou parindo. Um beijinho e espero notícias suas.
Emília

Elaine Barnes disse...

Obrigada pela mensagem. Muito linda! Vim desejar-lhe um feliz dia da mulher, ou melhor, uma semana feliz. Que Deus abençõe seu dom> Montão de bjs e abraços cheios de flores

Pam Salzgeber disse...

OI Ná, revoltada e irada né rsrs, mas não tem como mesmo, só ensino pago tem um pouco mais de qualidade.
E obrigada pelos comentarios viu! graças a nós mães preocupadas com a educação dos nossos filhos, eu creio no Brasil melhor!

Tem selinhos pra vc lá no meu blog, tem regra tbm,mas se não quizer postar as regras fique a vontade ( tem gente que não gosta), mas os selinhos saõ teus tá. com muito carinho!

Beijocas

meus instantes e momentos disse...

é pra se revoltar mesmo...

Pelos caminhos da vida. disse...

Um lindo dia pra vc.

beijooo.